terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013 – Setor Juventude

03 de março - Formação Diocesana da Cartilha da Semana Missionária em Frederico Westphalen.
09 e 10 de março – Formação em nível de Província Eclesiástica, em Passo Fundo, com aprofundamento da fé e aprendizagem sobre o que, como fazer e qual a importância da missão.
Abril – Encontro de área pastoral (formação para a Semana Missionária).
21 de abril – Retiro em preparação da JMJ no Santuário de Schoenstatt em Frederico Westphalen.
06 de maio – Encontro de Formação Diocesano sobre documento de 85 que trata da Evangelização da Juventude.
14 de maio - Reunião do Regional Sul III em Porto Alegre.
23, 24 e 25 de maio – III Caminhada da Fé – de Osvaldo Cruz a Três Passos.
26 de maio - 20ª Romaria em honra aos beatos Manuel e Adílio e II romaria da juventude.
16 a 20 de julho – Semana Missionária.
23 a 28 de julho – Jornada Mundial da Juventude.
16 a 18 de agosto – Seminário de Evangelização da Juventude do Regional Sul III.
15 de setembro – Encontro Diocesano de Formação sobre a Missão Jovem em Frederico Westphalen.
12 a 26 de outubro – Missão Jovem em Tenente Portela.
26 de outubro a 02 de novembro – Missão Jovem em Derrubadas.
02 de novembro - O blog do Setor Jovem é resgatado e atualizado.
02 a 09 de novembro – Missão Jovem em Tiradentes do Sul.
09 a 23 de novembro – Missão Jovem em Três Passos.
15 de novembro - Reunião do Regional Sul III em Porto Alegre.
23 a 30 de novembro – Missão Jovem em Crissiumal.
30 de novembro a 07 de dezembro – Missão Jovem em Nova Candelária.
7 a 14 de dezembro – Missão Jovem em Humaitá.
14 de dezembro até agora – Missão Jovem em Sede Nova.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

10 Conselhos do Papa Francisco aos Jovens

Garimpamos, nos discursos do Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, dicas importantes para viver bem a juventude em nossos dias, assim como os desafios reservados para a nossa geração na construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário. Os temas não possuem importância hierárquica, trata-se apenas de tópicos que nos ajudam a entender melhor a mensagem de nosso querido pastor aos jovens de todo o mundo.
1) Ter um coração jovem sempre: “Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos vivê-la com um coração jovem sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo o coração não envelhece nunca!” (Homilia de Domingo de Ramos 24/03/2013 – Dia da Juventude)
2) Ir contra a corrente: “Sim, jovens, ouvistes bem: ir contra a corrente. Isso fortalece o coração, já que “ir contra a corrente” requer coragem, e o Senhor nos dá essa coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam nos meter medo se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade d’Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida” (Santa Missa dos crismandos em Roma – 28 de abril de 2013)
3) Apostar em grandes ideais: “Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os vossos talentos. A vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas para que a doemos. Queridos jovens, tenham uma grande alma! Não tenham medo de sonhar com coisas grandes!” (Catequese do dia 24/04/2013)
4) Estar com Deus em silêncio: “Aprendam a permanecer em silêncio diante d’Ele, a ler e meditar a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a dialogar com Ele, todos os dias, para sentir a Sua presença de amizade e de amor”. (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de junho)
5) Rezar o Rosário: “Gostaria de destacar a beleza de uma oração contemplativa simples, acessível a todos, grandes e pequenos, cultos e pouco instruídos: a oração do Santo Rosário. O Rosário é um instrumento eficaz para nos ajudar a nos abrirmos a Deus, porque nos ajuda a vencer o egoísmo e a levar a paz aos corações, às famílias, à sociedade e ao mundo.” (Mensagem aos jovens reunidos para a “Sexta Jornada dos Jovens” da Lituânia 28-30 de junho)
6) Fazer barulho: “Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também,nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos” (Discurso aos Jovens argentinos durante a JMJ Rio 2013)
7) Aproximar-se da cruz de Cristo: “Queridos amigos, a Cruz de Cristo nos ensina a sermos como o Cireneu, aquele que ajuda Jesus a levar o madeiro pesado, como Maria e as outras mulheres, que não tiveram medo de acompanhar Jesus até o fim, com amor, com ternura. E você, como é? Como Pilatos, como o Cireneu, como Maria?” (Discurso aos Jovens durante a Via-sacra, em Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)
8) Ser protagonista das mudança: “Através de vocês,entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não ‘olhem da sacada’ a vida, entrem nela. Jesus não ficou na sacada, Ele mergulhou… ‘Não olhem da sacada’ a vida, mergulhem nela como fez Jesus”. (Discurso na Vigília de Oração, na praia de Copacabana, durante a JMJ Rio 2013)
9) Servir sem medo: “Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da Sua misericórdia e do Seu amor”. (Homilia da Missa de encerramento da JMJ Rio 2013)
10) Ser revolucionário: “Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena se comprometer por toda a vida, fazer escolhas definitivas “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Nisso peço que se rebelem: que se rebelem contra a cultura do provisório, a qual, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de ‘ir contra a corrente’. E também tenham a coragem de ser felizes!” (Discurso aos voluntários da JMJ Rio 2013)


Por Daniel Machado
produtor do Destrave

Fonte: http://destrave.cancaonova.com/10-conselhos-do-papa-francisco-aos-jovens/#sthash.o54epfZN.dpuf

Jovens de Palmeira das Missões realizam Auto de Natal

Jovens da Paróquia Santo Antônio de Palmeira das Missões realizaram o Auto de Natal no dia 23/12/2013, no encerramento das apresentações natalinas promovidas pela Prefeitura Municipal.
Um momento que emocionou muitas pessoas pela reflexão feita sobre o Nascimento de Jesus nas nossas vidas. 
"Qual o sentido do Natal para você? 
Muitas vezes nos ocupamos com tantas coisas... enfeitar o pinheirinho... montar o presépio... comprar os presentes... e muitas vezes... em nossas famílias... em nossos corações há mágoas... ressentimentos... ódio... 
Será que deixamos um lugar preparado para Jesus em nossas casas, em nossas comemorações de natal??? 
Será que nos lembramos que é ELE o verdadeiro sentido do NATAL?? 
Jesus só entrará em sua casa se você abrir a porta..."
Agradecemos a todos que colaboraram para que a linda apresentação ocorresse e tocasse muitos corações.
Em especial agradecimento ao Pe. Claudiomiro Prestes, Jovens Adultos Católicos e a Pastoral da Juventude de Palmeira das Missões.
Que o Natal não seja somente um único dia, mas que Jesus renasça todos os dias em nossas vidas!!!


Por Jozi Fortes

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Encenação de Natal em Esquina Gaúcha - MDJ Crissiumal

Dia 22 de dezembro aconteceu a tradicional Encenação de Natal da MDJ. Esse ano a comunidade que acolheu a encenação foi Esquina Gaúcha, comunidade essa, em que aconteceu a Pré Missão na Semana Santa.
Os jovens da Missão Dehoniana Juvenil (MDJ) , foram pela parte da tarde até a comunidade para organizar os cenários da Encenação do Nascimento de Jesus. À noite, a comunidade organizou uma carreata pelas principais ruas da localidade, após aconteceu a Missa, e para encerrar a programação, a Encenação, e uma confraternização preparada pela comunidade.
O grupo da MDJ agradece a acolhida, dedicação e participação da Comunidade São Pedro de Esquina Uruguai.
Que o menino Jesus possa nascer em todos os corações nesse Natal, trazendo muita luz e paz a todos.


Por Fatima Guder

Missão Jovem em Humaitá movimentou a cidade

A Missão Jovem em nossa paróquia iniciou no sábado, dia 07 de dezembro, quando a Cruz e os ícones (de Nossa Senhora e dos Beatos Manuel e Adílio) foram trazidos pelos jovens de Nova Candelária até nossa cidade. Na ocasião foi realizada uma carreata que iniciou no trevo de entrada de Humaitá até a Igreja Matriz, seguido da Santa Missa de abertura da Missão Jovem nesta localidade. Após a Missa foi realizada a I Caminhada Luminosa Natalina, na qual os presentes carregaram sua velinha, a cruz e os ícones, e aconteceu a encenação do nascimento de Jesus pelas avenidas da cidade, além de muitos cantos e orações.
Na sequência os jovens rezaram o terço luminoso na Igreja Matriz e após este momento o Cursilho realizou um período de orações.
Domingo dia 08, iniciaram as visitas nas Capelas e/ou comunidades do interior. Pela manhã a Cruz e os ícones foram levados à comunidade de Boa Esperança e à tarde na Capela São Marcos, onde aconteceu a Santa Missa e um momento de adoração a Cruz. Após o retorno da Capela São Marcos os símbolos foram levados ao Salão Paroquial Católico da Igreja Matriz Santa Cecília, onde aconteceu o I Festival da Canção Católica. Na oportunidade, vários jovens, vindos de diversas paróquias da Diocese, participaram cantando lindas canções católicas de louvor a Deus. Contamos com a presença das cidades de Três Passos, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Crissiumal e Sede Nova, além, de nossa comunidade local, aos quais agradecemos imensamente a presença. O Festival teve como vencedoras: 1º lugar: Amanda Maria Steffler e Sandy Ody de Humaitá e em 3º lugar Luisa Caneppele da cidade de Três Passos. Após as canções concluídas, encerrou-se o dia de Missão com a Santa Missa na Igreja Matriz.
Já na segunda-feira, dia 09, o dia foi de visitas às escolas. Foram visitadas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Cândido Lena, que contou com a presença também das escolas do interior de nosso município, a Creche e a APAE, que abrilhantaram a passagem da Cruz e dos ícones com lindas apresentações, momentos de reflexão e oração. A noite foi a vez da Capela São José, do Bairro Operário celebrar a Santa Missa com a presença dos símbolos da Missão Jovem.
Na terça-feira continuaram as visitas as escolas, passando pelo Instituto Estadual de Educação Maria Cristina - CIEP e Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari, que também tiveram belíssimos momentos de reflexão e oração em torno da Cruz Peregrina. Pela parte da noite mais uma capela foi visitada, tivemos missa na comunidade de Sanga Freitas.
Continuando a programação, na quarta-feira, dia 10, a manhã ficou a cargo das Legionárias da Matriz Santa Cecília, que fizeram seu momento de oração em torno da Cruz e dos Ícones na Igreja. Pela parte da tarde foi visitada a Comunidade da Linha Cascata, que teve a Santa Missa campal no Balneário Cascata. A noite mais uma visita ao interior, dessa vez foi Alvorada que celebrou a Missão Jovem, contando com uma procissão luminosa e Santa Missa.
Na quinta-feira, dia 12, aconteceu na Igreja Matriz Santa Cecília, um momento de oração a cargo da Legião de Maria, a tarde o momento de oração foi com os grupos da 3ª idade e a noite Santa Missa com confissões em preparação para o Natal.
Sexta-feira, dia 13, pela parte da manhã, foram realizadas visitas com a Cruz na prefeitura, fábrica do Pospieka, posto de saúde, hospital Adesco e Fábrica Líder. Pela parte da tarde tivemos Missa na comunidade de Perdidas e também de Pescador.
Já no último dia da Missão Jovem em nossa paróquia, mais três comunidades foram visitadas: Alto Erval Novo, Herval Grande e Indústrias Frizzo. À noite seguimos em carreata até Sede Nova onde entregamos a Cruz e os ícones de Nossa Senhora e dos Beatos Manuel e Adílio para a Paróquia São José.
Vale ressaltar que as atividades realizadas nestes dias, foram desenvolvidas pelos três grupos da paróquia: Emaús, CLJ e MJC. Aproveitando, queremos agradecer a todos que colaboraram de alguma forma: ao Emerson Lorca pelo empréstimo do caminhão, às escolas e todos os locais visitados, a rádio Alto Uruguai pelo espaço cedido, à Brigada Militar pelo acompanhamento, ao Thomás Silvestre pela apresentação do festival e a todos os cantores que colocaram seus dons em louvor a Deus, aos patrocinadores do festival: Cresol e Sicredi, a todas as comunidades que se prepararam para receber a visita da Cruz e dos ícones, ao padre Ilário por não ter medido esforços em acompanhar e aconselhar a juventude que estava na organização da Missão Jovem e a todos aqueles que participaram e ajudaram de alguma maneira para que estes dias fossem maravilhosos como foram.
Enquanto jovens da paróquia Santa Cecília, temos a certeza de que o cansaço dos intensos dias vividos e todas as dificuldades enfrentadas no decorrer da Missão Jovem em nosso município não foram maiores e nem mais fortes que a emoção da vivência de fé que tivemos nestes dias.


Por Jaqueline Thalheimer
Emaús Humaitá

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal


Nestes dias, concentra as tuas reflexões não na gruta de Belém, mas no coração do Menino Jesus, para descobrir sempre mais os sentimentos de profundo afeto e de solicitude pela tua santificação.
Contempla aquele amor que se sacrifica totalmente por ti. Diante dessas reflexões, libera, em teu coração, todos os sentimentos de gratidão, de reconhecimento, de confiança, de retribuição, de sacrifício sem reserva.
Eu te asseguro: Jesus, que nasce, espera, especialmente de ti, tais sentimentos. A Ele és devedora mais do que muitos outros.

Um feliz e abençoado Natal a todos!

Pe Rudinei Negri
Acessor Diocesano da Juventude

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal Solidário é desenvolvido na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes


O Movimento de Emaús, a JCI e o Clube de mães de Rodeio Bonito, desenvolveram nos dias 21 e 22 de Dezembro de 2013 mais uma edição do Projeto “Parceiros por um Natal mais Solidário”. As ações contaram com a entrega de brinquedos, sorvetes e refrigerantes as crianças do município. 


Os voluntários percorreram no sábado pela parte da manhã o interior mais distante do município de Rodeio Bonito, contemplando a Linha Peixeiro, Distrito de Saltinho e Linha Santa Bárbara, onde o Papai Noel pode levar, além de doces, a alegria ao coração de muitas crianças! Já no domingo, a comunidade presenciou a carreata com o Papai Noel e posteriormente as atividades foram desenvolvidas na Praça Municipal Gildo Possamai, contando com grande público infantil, além de pais, avós e amigos que acompanharam as crianças! Após, o Papai Noel e seus ajudantes também se dirigiram até a casa de passagem entregar presentes as crianças.


Cristo renasce em nosso coração a cada Natal, sua obra nos revela que devemos ser solidários, afinal ele se doou por amor a nós! Nós somos os responsáveis por propagar seus ensinamentos. Com este espírito a parceria entre o Movimento de Emaús, a JCI e o Clube de mães se realiza a cada ano proporcionando um Natal mais alegre a muitas crianças e tem ganhado apoio da comunidade também através de doações.


Aos voluntários que participam, a ação se torna recompensadora, afinal um sorriso de uma criança é capaz de comover qualquer coração. Já para as crianças se torna um momento único e especial que ficará gravado na memória e quem sabe alguns quando mais crescidos –jovens- também serão os responsáveis por desenvolver tais atividades.



Por Cristiane de Mello
Emaús Rodeio Bonito

PJ de Miraguaí realiza último encontro do ano de 2013

A Pastoral da Juventude de Miraguaí realizou na tarde do dia 24 de dezembro de 2013, seu último encontro do ano. Teve como reflexão o “Eu interior” fazendo uma reflexão sobre interior de cada um, recordando acontecimentos passados e projetando sonhos futuros. 
Teve como texto iluminador à passagem do I Coríntios 6, 19-20. Houve a reflexão e por fim foi rezada em conjunto a oração dos 40 anos da PJ.
O encontro teve como objetivo o de possibilitar uma reflexão sobre toda a nossa vida, todos os acontecimentos, todas as dificuldades e todas as experiências que tivemos afim de que possamos assim acolher a Jesus de maneira mais intensa e amorosa.
Também houve a coleta de alimentos que será doado a uma família do município que se encontra em extrema vulnerabilidade socioeconômica, a visita missionária acontecerá na manhã dia 25 de dezembro.

A PJ de Miraguaí, deseja um Feliz Natal a toda a Juventude da Diocese de Frederico Westphalen.



Por Paulo Fernando Marschner
Pastoral da Juventude de Miraguaí


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Faça sempre o bem


Fazer o bem precisa ser para cada um de nós um autêntico programa de vida porque somos filhos e filhas de Deus. 
Jesus passou por esta vida fazendo o bem a todos, e precisamos aprender com Ele. 
Quando fazemos o bem somos transformados; tornamo-nos pessoas melhores, ficamos mais bonitos, o nosso semblante fica sereno e, naturalmente, as pessoas se aproximam de nós e até dizem assim: "Quando estou perto de você sinto uma paz muito grande". 
Muitos andam cabisbaixos e tristes, porque ainda não aprenderam a fazer o bem.
Diz a Palavra de Deus: "Não é verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida? (Gn 4,7) 
Os homens e mulheres de bem naturalmente são promotores da paz.
Uma virtude sempre leva-nos a outra. Do bem passamos à paz, e o mundo precisa de muita paz; mas esta primeiramente deve começar no nosso coração. Jesus, ensina-nos a fazer o bem sem olhar a quem. 

Deus te abençoe!

(Por Pe. Magnos Caneppele)

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Missão jovem em Nova Candelária

A visita da Cruz da JMJ e dos Ícones de Maria e dos Beatos Mártires Manoel e Adílio, ocorreu durante os dias 30 de novembro até 07 de dezembro.
A visita da Cruz Peregrina em nossa Paróquia foi motivo de grande expectativa, foram 8 dias de orações, procissões, missas e muita veneração, envolvendo toda a Paróquia e as capelas. Houve momentos de adoração em ação de graça, de diversas pastorais e movimentos. E o ato central foi no sábado, em que a Cruz e os Ícones visitarem as capelas do interior, juntamente com algumas pastorais, e em seguida levadas a Humaitá.
A Cruz e o Ícone de Maria e dos Beatos são três personagens que nos fazem refletir sobre a nossa fé e sobre a nossa missão como cristão. A Cruz deixa em cada um de nós sinal de esperança e fraternidade, e assim como ela deixa também leva um pouco de cada um de nós para os demais irmãos do mundo todo.
Unidos pela Cruz sejamos mais forte para combater o mal e assim promover a paz e a justiça em toda nação, pois a Cruz é sinal de libertação de vitória e de salvação. Que Maria Mãe de Jesus e Mãe Nossa proteja e guie as crianças, os jovens, os adultos e os idosos. E a exemplo dos Beatos sejamos defensores da fé e verdadeiros mensageiros do evangelho.
A todos as pessoas que participaram desse momento único e tão importante, e em especial aos jovens pela manifestação de fé e espírito missionário, nossa gratidão.
E aí jovens! Vamos atender o convite de Jesus? Em Mt (16;24) Ele nos fala assim: “Se alguém quiser me seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua Cruz e me siga.” Não tenhas medo da cruz, Deus só nos dá aquilo que somos capazes de suportar”.
E nós jovens, juntamente com Jesus, seremos a igreja presente , e não a futura.

(Por Arthur Bach e Gabriela Schneider)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Quando é que vencemos as pequenas e grandes batalhas?

 

Quando amamos somos vencedores, porque o Senhor combate por nós. O amor vence sempre, porque "o amor vem de Deus", e mais ainda: "Deus é amor".
No mundo em que vivemos, podemos transformar pelo menos o ambiente em que vivemos com gestos concretos de amor - dos mais simples aos mais complexos, ou seja, desde dar um sorriso para alguém até socorrer quem sofreu um acidente.
Lembre-se: Em cada gesto de amor fraterno nasce Jesus.
O amor é uma fonte copiosa de coragem que nos impulsiona, e precisamos pedir ao Senhor em todos os momentos que nos ensine a amar como Ele ama.
Quanto mais amamos, tanto mais nos parecemos com Deus. "Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus" (I Jo 1,7).
É por isso que dizemos: Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso, fazei-nos viver o amor, a reconciliação e o amor ao próximo.

Deus te abençoe.

(por Pe Magnos Caneppele)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Façamos um ato de entrega




Tudo, na nossa vida, precisa ser entregue nas mãos de Deus, como nos ensina a Palavra do Senhor: "Confia-lhe todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós" (I Pd 5,7).
Mesmo sem querer, parece que alguma coisa sempre nos preocupa, e, muitas vezes, nem percebemos ao certo o que é. Você já experimentou, alguma vez, a sensação de desconforto, mas não soube dar nome a esse sentimento? Eu já vivi isso e sei que é desconfortável, mas aprendi com a experiência que, mesmo sem saber do que se trata, preciso entregar ao Senhor e pedir que Ele venha em meu auxílio.
Tem sido uma bela experiência, porque, imediatamente, a ação de Deus se faz sentir na minha vida.
Esvazie tudo o que pesa no coração e deixemos o Senhor cuidar de todas as coisas, porque Ele é bom e fiel!
Deus te abençoe!



(por Pe Magnos Caneppele)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Banda HAVA dia 15/12 em Palmeira das Missões! \o/


No dia 15 de dezembro em Palmeira das Missões teremos o Show da Banda HAVA. \o/
O show irá acontecer na Praça Paulo Ardenghi, (em frente a Igreja Nossa Senhora do Rosário), com entrada franca!!
Esse show é uma promoção do Ministério Jovem de Palmeira das Missões junto do Ministério Jovem da Diocese de Frederico Westphalen.
Então borá lá juventude! Estão todos convidados! ;)

>>>Curte aí o som dos guris, e já vai entrando no clima: https://soundcloud.com/bandahava/hava-resposta



Luisa Lima 
Coordenadora Diocesana do Ministério Jovem-RCC


Você almeja dias felizes?




Nada nos falta quando temos fé em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Passamos por dificuldades, tribulações e tantas outras situações próprias da vida humana, mas no Senhor temos tudo, porque Ele é a fonte de todo bem e de toda graça.
Se queremos viver dias felizes, sejamos tementes a Deus e procedamos retamente, porque dessa forma atraímos a bênção divina sobre nós. "A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus" (Sl 49).
Reze essa oração ao longo de todo este dia, em momentos bons e complicados, pedindo a proteção e a bênção do Senhor.
"Que Deus me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão, e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflições" (I Crôn 4,10).
Quando vierem o medo, a tristeza, a angústia, as inquietações e as irritações, reze e não se deixe abater, porque o Senhor ouve a voz da nossa súplica.
Peçamos a Jesus a graça de um coração obediente e dócil a Palavra de Deus.

Deus te abençoe

Por pe. Magnos Caneppele

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Vamos Fazer o Bem Hoje?


Todos nós fazemos parte de uma comunidade, de um povo, de uma família, e desta forma precisamos construir a nossa história e contribuir com a história de todos com os quais convivemos diretamente, e dos que passam pela nossa vida. 
É uma experiência única, quando conhecemos alguma pessoa, e fazemos o bem para ela, mesmo que seja um pequeno gesto.
Com certeza, mesmo que nunca mais a vejamos, jamais ela esquecerá. 
A vida dela será melhor, e a nossa também, porque colhemos o que semeamos, e diante de Deus nenhuma obra é anônima, e: "Deste modo sereis filhos de vosso Pai do céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos" (Mt 5,45) 
Vamos hoje fazer um ato de vontade de em cada situação nos decidirmos pelo amor e pelo bem?
Comportemo-nos de maneira amorosa, mesmo quando não estivermos sentindo naquele momento, e como consequência todas as pessoas que saírem da nossa presença serão mais felizes. 
Jesus, ensina-nos a sermos melhores e a agir sempre por amor. 
Jesus, eu confio em vós!

Deus te abençoe.
(Por Pe. Magnos Caneppele)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Uma pessoa agitada fica a seu bel-prazer



A vida tem altos e baixos e nos momentos do sofrimento, do suor e das lágrimas, nem todos estamos disponíveis e prontos para enfrentá-las... 
As provações nos fortalecem para o combate espiritual; por isso, os Apóstolos sempre estimularam os fiéis a enfrentá-las com coragem. 
São Pedro diz: "Caríssimos, não vos perturbeis no fogo da provação, como se vos acontecesse alguma coisa extraordinária. 
Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo..." (1 Pe 4,12). 
Uma pessoa agitada fica a seu bel-prazer. Não consegue rezar, fica irritada, mal-humorada, triste, indelicada com os outros e acaba deprimida.
O antídoto contra tudo isso é a humilde aceitação da vontade de Deus e a fé pura de quem se abandona aos Seus cuidados. É como a fé de Maria e de Abraão que "esperaram contra toda a esperança" (cf. Hb11,17-19), e assim, agradaram a Deus sobremaneira.

Deus te abençoe

(Por Pe. Magnos Caneppele)

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Tempo de Advento


Iniciamos o Tempo do Advento: A palavra ADVENTO significa "Vinda", chegada: nos faz relembrar e reviver as primeiras etapas da História da Salvação, quando as pessoas se prepararam para a vinda do Salvador, 

a fim de que também nós possamos preparar hoje em nossa vida 
a vinda de Cristo por ocasião do Natal.
Nas duas primeiras semanas do Advento, vigilantes e alertas, esperamos a vinda definitiva e gloriosa do Cristo Salvador, e nas duas últimas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, preparamos mais especialmente o seu nascimento em Belém.
A Liturgia de ontem é um veemente apelo à VIGILÂNCIA, para acolher os Sinais de Deus.

O que significa "estar vigilante"? 

Será apenas estar sem pecado... para não ir para o inferno? Ou acolher as oportunidades de salvação, que Deus nos oferece?
Jesus continua vindo, para nos salvar e nos trazer a felicidade. 
E nós temos que estar sempre atentos para perceber cada vinda sua.
Ele está presente nas palavras de quem nos orienta para o bem, nos gestos de amor dos irmãos, no esforço de quem se sacrifica para construir um mundo mais justo e fraterno.

Deus te abençoe.
(Por Pe. Magnos Caneppele)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Para refletir

Queridos/as jovens "O mundo precisa ser incendiado pela força do jovem; o mundo precisa ser incendiado pela inteligência do jovem; o mundo precisa ser incendiado pelo sonho do jovem; o mundo precisa ser incendiado pela coragem do jovem; o mundo precisa ser incendiado pela alegria do jovem; o mundo precisa ser incendiado pela sabedoria do jovem; o mundo precisa, sobretudo, ser incendiado pela fé do jovem. A juventude pode sim causar uma grande explosão neste mundo fragilizado."

Deus os abençoe.

(Por Pe. Magnos Caneppele)

Passagem da Cruz Peregrina e dos Ícones de Nossa Senhora e dos Beatos Manoel e Adílio em Crissiumal

Durante a última semana, Crissiumal teve a graça de acolher os Ícones e a Cruz Peregrina. Os símbolos fazem parte da Missão Jovem que aconteceu em nosso município. Dentro da programação aconteceram procissões, missas, adoração e encontros de catequese.


Quando o papa João Paulo II entregou a cruz peregrina aos jovens, deu a eles uma missão : “Levai-a pelo mundo, como sinal do amor de Jesus pela humanidade e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”. Essa foi a missão que tivemos durante essa semana e, a levamos para algumas comunidades do interior. As idas foram de caminhão, enfrentando muita poeira e cansaço, mas creio que o que mais marcou, ao menos para mim, foi o dia de quarta-feira, quando fomos à comunidade de São Sebastião, o caminhão foi devidamente coberto por uma lona. Mas, não esperávamos que a lona tivesse goteiras, que viria chuva acompanhada de vento e que a lona fosse soltar de um lado. A Cruz e os ícones carregados no caminhão, foram devidamente protegidos, por colchões. Hora dos jovens embarcarem e partirem em missão. Como já disse anteriormente, a lona que cobria o caminhão soltou em um dos lados e havia chuva com vento, restaram duas coisas a se fazer, uma foi segurar a lona para não erguer e molhar os ícones, e a outra , foi rezar, pedindo que a chuva acalmasse.
Depois de descer os ícones e a cruz do caminhão, com auxílio de guarda-chuva, a chuva cessou. Assim a comunidade pôde vir até a capela participar da missa. Os ícones chegaram bem sequinhos até o destino. Os jovens, um tanto molhados e alguns completamente molhados.
Tenho certeza de que essa noite ficará registrada por muito tempo na memória dos jovens que participaram dessa aventura pela fé.

Restam agora, os três questionamentos que o papa Francisco fez aos jovens durante a JMJ: O que vocês deixaram na cruz? E o que terá deixado a cruz de Jesus em cada um de vocês? E, finalmente, o que esta cruz ensina para a nossa vida?


(Por Fatima Guder)

domingo, 1 de dezembro de 2013

Emaús diocesano realiza Maranatha de final de ano

O encontro aconteceu na capela do Cristo Rei em Frederico Westphalen, sábado dia trinta (30) de novembro e contou com a presença do Emaús de Sede Nova, Humaitá, Frederico Westphalen, Rodeio Bonito e Seberi.
Conforme os grupos foram chegando uma equipe fazia a acolhida dos participantes (Figura 1), com muita música e animação. Em sequência foi conduzido um momento de espiritualidade culminando em uma encenação feita por jovens de Frederico Westphalen (Figura 2), que mesmo com a chuva foi realizada e vivenciada por todos os presentes. Logo após foi realizada a Santa Missa presidida pelo Cônego Jacson Pinheiro (Figura 3).



Figura 1



Figura 2
Figura 3
 Depois da missa, foi realizado um coquetel. Em um espaço de maior descontração foram apresentadas duas encenações de passagens bíblicas. Uma sobre Moisés (Figura 4) e outra sobre a história de Judith ( Figura 5)


Figura 4

Figura 5
Marcos Benso
Emaús de Frederico Westphalen

Advento: tempo de espera

Neste final de semana iniciamos o advento, que é o começo do Ano Litúrgico da Igreja. Este é o tempo de espera pela vinda do Salvador Jesus, formando assim uma unidade com o Natal e a Epifanía.
As leituras bíblicas deste tempo de advento estão tomadas sobre tudo do profeta Isaías (primeira leitura), também se recorrem as passagens mais proféticas do Antigo Testamento destacando a chegada do Messias. Isaías, João Batista e Maria de Nazaré são os modelos de fiéis que a Igreja oferece aos fiéis para preparar a vinda do Senhor Jesus.
Durante este período, nós cristãos, somos chamados a reflexão, a nos prepararmos espiritualmente para a grande festa cristã. 
E aí? Como você vai se preparar? Já pensou?
Lembre-se: advento é tempo de ajuda ao próximo, de fazer um balanço da vida, mudar de rota, resgatar os sonhos, reorientar os eixos, transformar a mente – É TEMPO DE CONVERSÃO.
Que neste Natal o Papai Noel e os presentes não tirem a atenção do verdadeiro sentido desta data: o nascimento de Jesus. Que tal deixar um pouco o consumismo de lado e dar valor ao aniversariante?